Cida Maia é nomeada nova secretária de Políticas Públicas para as Mulheres em Mauá

Por Portal Opinião Pública 20/02/2025 - 09:57 hs
Foto: PMM / Divulgação
Cida Maia é nomeada nova secretária de Políticas Públicas para as Mulheres em Mauá
Marcelo Oliveira já tinha convidado Cida Maia para assumir a pasta no início deste ano

Ex-parlamentar aceitou convite do prefeito Marcelo Oliveira com intuito de dar continuidade aos trabalhos realizados pela pasta 

A ex-vereadora em Mauá e primeira suplente do PT a uma cadeira na Câmara de Mauá, Cida Maia, assumiu nesta segunda-feira (17) a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da cidade. A ex-parlamentar aceitou um convite feito pelo prefeito Marcelo Oliveira (PT) e revelado pela própria Cida Maia, em suas redes sociais, na última sexta-feira (14).

De acordo com a nova secretária da pasta, as conversas com o prefeito reeleito para que ela assumisse o cargo começaram logo no início do ano, após ele tomar posse para seu segundo mandato. Entretanto, Maia revelou não ter aceitado a proposta de início por precisar de um tempo para resolver questões profissionais.

“O Marcelo me procurou logo no dia 1º de janeiro. Ele falou da vontade que tinha de me ver compondo o governo dele, mas expliquei que eu estava voltando de um afastamento de vereadora e que eu precisava retornar para a rede estadual para, em seguida, pedir um novo afastamento, porque são (situações) diferentes. Ele entendeu e disse que quando eu resolvesse, voltaríamos a conversar. Na semana passada eu resolvi a questão do afastamento, nós voltamos a conversar, nos acertamos e fui nomeada segunda-feira”, explicou.

Ainda em fase de adaptação ao novo cargo, Maia ressaltou que já conhecia algumas das ações desenvolvidas pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres devido ao fato de ela ter feito parte do Conselho Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, como a conselheira mais votada, em 2022. Contudo, ela afirmou ainda estar aprendendo sobre as dinâmicas de trabalho dentro da pasta. A ex-vereadora também aproveitou para elogiar suas antecessoras no posto, a ex-vice-prefeita Celma Dias, e a ex-secretária Xênia Sousa Díspore.

“Eu não participava diretamente dentro do governo e sim como conselheira. Então eu já tinha um breve conhecimento, não da dinâmica interna de funcionamento, mas das políticas como eram apresentadas. Então a gestão passada, conduzida pela dona Celma, e depois pela Xênia interinamente, conseguiu organizar bastante a secretaria no sentido da estrutura”, avaliou a nova secretária, que também destacou um dos principais projetos da pasta, o SUAMM (Sistema Unificado de Atendimento às Mulheres de Mauá), ação premiada em dezembro do ano passado durante o “Encontro da Cúpula das Mercocidades”, realizado em Esteban Echeverría, na Argentina.

Segundo Maia, a iniciativa funciona como se fosse uma rede que interliga a SPPM a outras pastas e setores da municipalidade, e que também é composta pelo Centro de Referência no Atendimento à Mulher chamado “Viva Maria” e inaugurado em 2022, e pelo CRAM (Centro de Referência em Atenção à Mulher), responsável pela análise de dados e pelas equipes que vão à campo informar sobre os trabalhos de prevenção. Com isso, o SUAMM faz o acolhimento de mulheres que se encontrem em situação de violência, seja as que são encaminhadas por algum outro órgão, seja as que procuram o serviço de maneira espontânea.

"Como ele é novo (o SUAMM), ele ainda vem em processo de desenvolvimento. Mas o que ele é? Da mesma forma que existe o SUS (Sistema Único de Saúde), o Sistema Unificado de Atendimento às Mulheres de Mauá está interligado ao (Poder) Judiciário, à Segurança, à Educação... nós trabalhamos com o que chamamos de rede. Quando uma mulher chega aqui numa situação de violência, acontece uma escuta para que ela seja direcionada para o serviço. Aqui ela passa pela assistente social e pela psicóloga, e aí tem os direcionamentos do que pode ser feito e de como ela será acolhida, se ela precisa de atendimento para ir a um abrigo. Tudo isso é providenciado. E temos também uma parceria muito forte com a Guarda Municipal, que através da patrulha Maria da Penha realiza o atendimento de ocorrências e a fiscalização das medidas preventivas", contou.

Ainda sobre o SUAMM, a nova secretária da pasta apontou que um dos objetivos do programa é intensificar as rondas para aumentar a prevenção de mais casos de violência. "Trabalhamos ainda com o inspetor W. Reis, que coordena o desenvolvimento das atividades da patrulha Maria da Penha e vem todos os dias para cá para fazermos esse mapeamento e acompanhamento, e vamos discutir em parceria para intensificar as rondas onde existem essas mulheres com (ações) preventivas".

Questionada sobre quais seriam as principais necessidades das mauaenses, Cida Maia analisou que o município tem feito um bom trabalho, por meio das secretarias de Trabalho e Renda e de Educação, para criar medidas que favoreçam as mulheres a conquistarem sua independência financeira e a retomarem os estudos. Desta forma, ela aponta outra como a maior carência no momento.

“Eu acho que hoje, a principal dificuldade das mulheres está na questão do conhecimento dos seus direitos. Por isso temos intensificado as ações para levar essas informações aos vários espaços da cidade, para que elas conheçam os direitos delas. As mulheres têm direito a muitas coisas que às vezes elas desconhecem. Então o nosso maior desafio é ampliar a divulgação desses direitos. E a luta contra o feminicídio, que não é só nossa e sim conjunta e envolve outras secretarias”, afirmou.

Já sobre as perspectivas de trabalho, Maia revelou que a SPPM já vem atuando para realizar uma série de eventos ao longo do próximo mês, em comemoração ao Dia da Mulher, celebrado em 8 de março. Para Cida Maia, a data é bastante significativa, pois representa um marco de reivindicações das mulheres pelo reconhecimento de seus direitos e na luta contra a violência. Segundo a secretária, ela participará de reuniões, junto a representantes das demais pastas municipais, para elaborar um calendário com diversas ações e iniciativas para as mulheres, concentradas em sua maioria no dia 8, um sábado. Quanto a sua atuação, ela destaca uma característica própria que vem sendo muito útil.

“Eu sou da escuta, de ouvir. Se de repente eu não tenho a ideia pronta, quando eu ouço os orientadores sociais que estão no dia a dia com as pessoas, eles me trazem algo que vai contribuir na secretaria. Neste momento em que acabei de chegar, estou no processo de ouvir todas as equipes, os assistentes sociais, os psicólogos, os orientadores sociais, os administrativos, para poder iniciar o nosso trabalho. Então eu tenho que ver o que já existe e ampliar esse trabalho. Vou sentar novamente com o prefeito, analisar o programa e ver os passos que vou dar”, encerrou.